Obras Do Centro Estão Em Pontos Estratégicos Para Não Atrapalhar Vendas Do Dia Dos Pais

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Obras Do Centro Estão Em Pontos Estratégicos Para Não Atrapalhar Vendas Do Dia Dos Pais

Serviços fazem parte da construção dos 7 km do corredor de ônibus do Quadrilátero Central, que percorrerá quatro ruas e duas avenidas

Foto: Guilherme Sircili

As três frentes de trabalhadores que atuam na construção do corredor de ônibus do Quadrilátero Central realizam ações, desde a semana passada, pensadas estrategicamente para não atrapalhar as vendas do Dia dos Pais. Enquanto uma equipe constrói rampas de acessibilidade nas esquinas da rua Barão do Amazonas, ação que não necessita de interdição nas ruas, outra equipe realiza serviço semelhante no entorno do Mercadão. Um terceiro grupo realiza a troca do pavimento da avenida Francisco Junqueira, nas imediações da rua Visconde de Inhaúma.

As rampas para acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida serão instaladas nas mais de 50 esquinas das duas avenidas e das quatro ruas do Centro por onde o corredor de 7 km passará: avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves e ruas Lafaiete, Florêncio de Abreu, Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas. O serviço inclui a adequação de calçadas, guias e sarjetas e já foi realizado em várias dessas vias, inclusive nesta semana que antecede o Dia dos Pais.

Já a troca do pavimento consiste na abertura de todas as pistas por onde os ônibus circularão, com retirada do asfalto e colocação da nova estrutura, muito mais reforçada que a atual, para suportar o peso dos veículos. Após reforçar a base do subleito, o pavimento vai receber uma camada de BGS (brita granulada) e, depois, de BGTC (brita com cimento). Em seguida, vem o Binder (camada inferior de asfalto) e, por fim, o asfalto definitivo.

A construção do corredor do Quadrilátero Central começou no final de maio e custará R$ 20.777.468,19. A previsão para execução da obra é de um ano.

DIA DOS PAIS

Comemorado no Brasil desde 1953, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio e, neste ano, acontece neste domingo, dia 13. A expectativa de vendas é otimista em todo o Brasil, segundo pesquisas da Abrace e do Serasa Experien, que preveem aumento de cerca de 7% em relação às vendas do ano passado, neste mesmo período.

CIDADE SERÁ UNIDA POR CORREDORES

Ao todo, cinco corredores de ônibus estão sendo construídos (Trecho 4 do corredor Norte-Sul; Costábile/Kennedy; Castelo/Treze; Nove de Julho e Quadrilátero Central). Os outros seis corredores que integram o programa Ribeirão Mobilidade já estão finalizados.

Cada um dos 11 corredores de ônibus se unirá, em algum ponto, aos demais, interligando toda a cidade numa malha de 56 km de pistas exclusivas para ônibus, agilizando o transporte público e o fluxo dos demais veículos.

Cerca de 3 milhões e 500 mil usuários de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de mais de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e da região, que circulam diariamente pela cidade.

30 GRANDES OBRAS E ASFALTO NOVO EM TODA A CIDADE

O Ribeirão Mobilidade abrange 30 grandes obras de intervenção viária. Além dos 11 corredores de ônibus, há obras de túnel, viadutos, pontes e outras, sendo que 18 dessas já estão prontas.